domingo, 12 de outubro de 2014

Definições Importantes

Olá galera!! me chamo Railson Oliveira. Pensei e repensei, e resolvi criar esse blog com o tema ''Guia de Medicamentos'' que será uma maneira  de revisar os conhecimentos que estou adquirindo no decorrer da minha formação acadêmica, pois sou formando do curso de Farmácia. E  será uma maneira de repassar pra vocês o que estou aprendendo quanto aos medicamentos. 

Semanalmente irei postar vários medicamentos, esclarecendo de maneira simples, o que é, para que serve, como age, como se usa e reações adversas.

Mais antes de começar, vamos a algumas definições importantes que envolve os medicamentos!

Farmacologia: Ciência que estuda as alterações provocadas no organismo pelas drogas ou medicamentos.

Fármaco: Toda estrutura química conhecida; tem propriedades de modificar uma função fisiológica já existente. Não cria função.

Medicamento: Fármaco com propriedades benéficas comprovadas cientificamente.

OBS: A definição de remédio é diferente de medicamento. Remédio é tudo aquilo capaz de curar ou amenizar um problema de saúde. 

Droga: Substancia que modifica a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.

Placebo: Tudo que é feito com intenção benéfica para aliviar o sofrimento.

Nocebo: Efeito placebo negativo. O medicamento piora a saúde.

Os medicamentos podem se apresentar de 3 formas diferentes para comercialização:

  • Marca de Referencia: é uma marca comercial, também denominada medicamento de referencia, comercializada pelo laboratório que é o detentor da patente de descoberta desse medicamento ou autorizada por esse laboratório  a um terceiro.
  • Genérico:  é o medicamento comercializado apenas pelo nome genérico, em conformidade com a Lei 9.787/99. O medicamento genérico não traz em sua embalagem uma marca comercial (nome fantasia) e só é liberado para comercialização depois de vencido o direito de patente do medicamento de referencia. O medicamento genérico traz gravado em sua embalagem a letra G.
  • Similar: é o medicamento comercializado com uma marca comercial (nome fantasia), mais que não é o medicamento detentor da patente de descoberta.

Importante!!

Medicamentos não devem ser utilizados sem orientação profissional: exija informações sobre os medicamentos receitados e nunca deixe de ler as informações proporcionadas pelos fabricantes desses produtos. Ainda que um medicamento seja de venda livre (medicamento que não exija receita medica), nunca deixe de ler as informações que o acompanham. 
Receita com letra legível é uma obrigação profissional e um direito do paciente: só assim podemos evitar as trocas acidentais ou intencionais de medicamentos e os erros de administração.

Medicamentos não devem ser deixados ao alcance de crianças.



Fonte: Aulas de Farmacologia Basica (Professor Dennys Paixão).
           Guia de remedios 2012, 11 edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário